28 de junho de 2009

Ivanovo Detstvo (1962)
Andrei Tarkovsky

A visão poética da guerra pelo olhar de uma criança numa das obras-primas do mestre de todos os tempos.

6 comentários:

Filipe Machado disse...

A fotografia é brilhante! Mais um que tenho de ver...

Álvaro Martins disse...

Sim Filipe, tens que ver! :)

O Narrador Subjectivo disse...

Genial, claro.

Álvaro Martins disse...

Como tudo do mestre.

Deckard disse...

Considero-me desde a algum tempo atrás um fã do tarkovsky (se é que se pode dizer que existem fãs dele). o que me agrada no cinema dele? a forma como ele alia os planos à fotografia para criar algo belo e ao mesmo tempo nos dar uma sensação de clausura que não podemos nem queremos abandonar. sempre achei o Tarkovsky um manipulador exímio dos espaços e graças a essa manipulação consegue criar momentos claustrofobia total momentos de uma abertura e de uma "clareza" quase poética. O ivanovo detstvo é provavelmente o melhor, mas guardo um especial carinho pelo grandioso Solyaris, porque foi o primeiro que vi. um génio do cinema à qual muitos outros génios vieram beber

Álvaro Martins disse...

Tarkovsky foi muito provavelmente o melhor cineasta de todos os tempos. Sim, o seu cinema é de uma beleza poética ímpar e usava a câmara como ninguém. Além de tudo o que referiste, ele era mestre em usar as cores no ecrã, a passagem de planos em que a fotografia é mais cinzenta para planos mais amarelados ou planos até mais vivos e de cor normal, mas sempre associado aos planos o seu significado, as emoções, o seu lado onírico e elíptico.
Quanto ao melhor dele, é difícil nomear um, mas não penso que este Ivanovo Detstvo seja o melhor, embora seja melhor que muitos melhores de muitos cineastas. Pessoalmente prefiro o Stalker porque tal como tu relativamente ao Solyaris foi o primeiro que vi, mas também gosto muito do Nostalghia.
Por último, um dos cineastas que mais admiro actualmente, ou melhor, muito provavelmente o melhor cineasta vivo, Béla Tarr, tem claras influências do russo. Portanto está tudo dito! :)