26 de julho de 2009

Mystery Train (1989)

Um filme de Jim Jarmusch




Mystery Train é daqueles filmes que se camuflam a eles próprios, daqueles filmes que se escondem numa simples história. Aqui temos três histórias, todas elas independentes mas ao mesmo tempo interligadas. Histórias que não se cruzam mas que se passam no mesmo hotel, ao mesmo tempo e oriundas do mesmo local. Jarmusch faz um filme cru, ao seu estilo. É sem dúvida um filme tipo, com planos sequência longos e narrativamente linear. A dada altura da fita dei comigo a pensar se Jarmusch não teria feito melhor se narrasse o filme de outra maneira, não tão linear. Mas no final percebi o porque de Jarmusch optar por essa linearidade, o porque de contar as três histórias uma de cada vez. E tudo se resume a um romanticismo que Jarmusch quer mostrar, a uma fuga satírica que Jarmusch quer, porque o cineasta podia ter explorado essa vertente mas remete-se a uma candura romantica que simplifica o filme. E Jarmusch é patriota, acredita no valor do povo americano e preocupa-se em cultivar a cultura do seu país, seja musical ou de outro tipo, e nota-se que o seu cinema é 100% americano mas que critica quando tem de criticar. Mas o mais importante neste "Mystery Train" é a metáfora do comboio. Porque o comboio faz aqui alusão aos personagens do filme, ao ocorrido, ao presente e futuro, como que a querer mostrar que a vida está sempre em andamento como o comboio. Foi o terceiro filme de Jarmusch e sem dúvida um dos melhores que vi dele.

1 comentário:

Anónimo disse...

Good day , You write some eminent blogs. I examine back right here regularly to figure out should you have kept as a good deal as date. I thought you possibly will want to know, as soon as I push your RSS feed it takes me to yet another website .

In conclusion , give permission me thank you for your understanding with my English as (I am positive you have become aware this at this moment ,), English is not my principal tongue hence I am utilizing Google Translate to figure out what to enter what I genuinely wish to write down .