31 de dezembro de 2009

Sjecas li se, Dolly Bell (1981)


Sabes de que filme me lembrei hoje?
Não! Diz lá.
Do Lembras-te de Dolly Bell do Kusturica. O primeiro grande sucesso dele.
Ai foi? E quê?
Lembrei-me. Sei lá, é um filme muito humano percebes?
Humano? Mas humano em que sentido?
Ó pá, como hei-de explicar… humano no sentido de ressalvar a condição humana, o espírito humano, percebes? A sensação com que fico cada vez que vejo o filme é que Kusturica não quis fazer um filme contra o regime comunista jugoslavo, entendes? Eu acho que, embora seja visível essa procura da decadência social e económica, Kusturica prefere exaltar a condição humana (se bem que esta está adjacente ao factor social e económico) e principalmente o espírito humano, o espírito do Dino sobretudo…
Sim, mas continua a ser um filme político, um filme que pretende enaltecer o povo bósnio acima de tudo. Continua a ser um filme muito nacionalista. Acho eu.
Sim, continua a ser um filme político, como o é o Underground e o When Father Was Away On Business. Mas acho que a condição humana e essencialmente o espírito humano, a determinação, são tudo valores que Kusturica quer enaltecer. O Dino é tipo um pequeno herói, percebes? É à partida como nós, espectador do “caos” social e económico em que vive, mas pequeno herói porque ele vai superando as dificuldades. Olha, repara que o pai está em fase terminal com um cancro e, economicamente, o pai é a razão da subsistência daquela casa, ele apaixona-se pela Dolly Bell, a prostituta, vira-se contra o “máfias” lá da zona e toca na banda. Ou seja, ele faz um percurso normalíssimo de um adolescente inserido num mundo daqueles, mas sobrevive, não entra em mundos obscuros percebes?
Então, no fundo é uma história de um adolescente que serve o propósito do filme?
Também mas não só. É claro que é um filme político, não tanto como se diz, mas é-o. E nacionalista. Mas é sobretudo um manifesto da condição humana e do espírito humano, é essencialmente a história e a sátira de um adolescente que aprende a ser homem.

Sem comentários: