28 de maio de 2010

Broken Flowers (2005)














Jarmusch já me tinha feito disto, surpreender-me. Mas, surpreendentemente (ou não), não pára de me surpreender.
Numa história onde as flores quebradas (leia-se Broken Flowers o título) não são as que Don leva às ex-namoradas mas sim as próprias namoradas (é fácil perceber esse sentido metafórico do título face ao filme), Broken Flowers revela-se um extraordinário exercício daquilo a que Jarmusch já nos habituou, a comédia negra e social. Acima de tudo, a desconstrução do personagem, a inclinação para o anti-herói a que Jarmusch recorre, a apatia desse personagem, o mistério do filho hipotético que no fim se revela utópico. Don Johnston, esse personagem ambíguo que dá vida a todo o filme, sisudo e descomprometido para com o mundo e as mulheres, encarnado por um Bill Murray assombroso (que me lembre só a sua interpretação em Lost in Translation se equipara a esta). Filme do caralho, capaz do ridículo e hilariante assim como do sensível. Maduro. E é indubitavelmente um dos melhores filmes de Jarmusch, independentemente de ter chegado ou não ao mainstream.

6 comentários:

Marcelo Pereira disse...

Estava muito expectante e desiludiu-me um bocado. De Jarmusch só vi mesmo este e Os Limites do Controlo, que, na minha opinião, supera este drasticamente.

Roberto Simões disse...

É, também gostei bastante. Jarmush arquitecta o filme, como em tantas das suas obras, no fio da navalha: o non-sense entre o hilariante e o dramático. Bill Murray numa grande interpretação. 4*

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Argonauta disse...

Concordo contigo, gosto imenso deste filme, o Bill Murray aqui está ao nível do LIT sem dúvida, adorava vê-lo fazer mais papeis dramáticos no futuro. Para mim o filho nunca existiu, foi apenas uma das suas "ex" que se quis vingar dele, pelo menos é que eu acho lol.

Álvaro Martins disse...

Sim Marcelo, o Limits of Control é melhor. Mas este também é muito bom. Aconselho-te a veres mais Jarmusch (para mim é um dos melhores, senão o melhor cineasta americano actual), por exemplo: Down By Law, Dead Man, Mystery Train, Stranger Than Paradise, Permanent Vacation...

Roberto, Bill Murray está excelente.

Argonauta, por isso escrevi "o mistério do filho hipotético que no fim se revela utópico." Tudo fica indicado para que tenha sido a namorada que o deixa logo no início, pois no fim recebe uma carta dela num envelope igualmente rosa e escrito à máquina em tinta vermelha :)

João disse...

Primeiro Jarmusch que vi numa cópia rasca sacado do emule eheh tenho de rever agora que já passou tanto tempo.

Argonauta disse...

Pois já não me lembro desses detalhes todos já vi o filme há 3 ou 4 anos lol